Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Recordar é Viver - Por Maria Cottas

Na minha idade é comum e agradável recordar o passado. A nossa vida colegial, a de nossos filhos pequeninos, adolescentes, os cuidados e preocupações que nos deram, enfim, pequeninas coisas que para os jovens não têm importância agora, mas, estou certa, farão o mesmo quando à nossa idade chegarem. É bom recordar, principalmente as coisas boas do nosso passado. Por exemplo, não esqueci nunca a minha infância, o carinho que me dispensaram os meus.

Quando estudante, era considerada no colégio em que fui educada uma "enfant gatée" (menina mimada) e o era mesmo, principalmente por meu querido pai.

Tenho pena da mocidade de hoje, tão desgarrada da família, tão indiferente e fútil. É bem verdade que não são todos os jovens assim. Ainda há aqueles que dão valor ao convívio familiar e amam os seus pais e irmãos. Não vamos fazer regra geral, porque felizmente nem tudo está perdido no mundo.

Ainda há dias soube de uma jovem a quem quero muito bem que, estando para ser Mãe, está preocupadíssima com o filhinho que vai nascer, e estuda, lendo muito para saber como irá educar este ente que apenas dá pulinhos no seu ventre ainda mais que, observando o que se passa em volta de si com meninos e meninas de hoje, teme pelo futuro dele.

Moça moderna, mas de ótima formação moral, possuidora de pais excelentes, compreensivos e controlados, ela, que recebeu deles uma boa educação, procura, devido à época, outro meio diferente talvez daquele que os Pais usaram para educá-la, a fim de se atualizar e evitar que, de acordo com o momento que seu filho irá viver, não se desmande como os que ela vem observando.
Conheça este e outros
livros do RC

Ela tem razão, mas estou certa de que meiga e boa como é, compreensiva e bem casada, irá dar a seu filho as armas de que ele necessita para lutar contra tudo o que de mau e pervertido existe no seu futuro mundo que, pelo que se observa, poderá ser pior do que o atual.

Sou a favor do progresso e todos nós, os velhos, devemos nos atualizar, mas nunca perder a linha, a distinção e a fidalguia de trato. Tudo evolui, mas não é evolução a degradação moral e a falta de pudor que hoje se observa.

Por isso eu hoje procuro fugir de analisar e de ver o que se passa, para viver das minhas recordações, porque recordar é realmente viver.

Recordar é Viver
Por Maria Cottas

Fonte: Livro Crônicas Oportunas

Podera gostar de conhecer: