Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Maria Thomazia - Jornal A Razão - Outubro de 1995

Maria Thomazia nasceu em 12 de Outubro de 1861 em Bragança, Portugal, vindo ainda na juventude para o Brasil. Esposa de Luiz de Mattos, foi sua grande incentivadora nas lutas por ele empreendidas, notadamente nos esforços que redundaram na fundação do Jornal A RAZÃO e na Codificação do Racionalismo Cristão.

Inteligente e corajosa, embora no momento histórico em que viveu a mulher ainda não tivesse adquirido o destaque que viria a conquistar décadas depois, estudou, tornou-se professora e tão grande foi a influência que exerceu na vida de Luiz de Mattos, que não é exagero afirmar, que sem ela, talvez o nosso Codificador não conseguisse tornar-se vitorioso nas tantas lutas que teve de enfrentar.



Mãe daquela que viria a se chamar Maria Júlia de Mattos do Nascimento Cottas, aprimorou-lhe os dotes espirituais que desde muito cedo demonstrou. Maria Thomazia em sua clarividência parecia prever que a menina Maria Júlia, viria a tornar-se uma das figuras mais importantes do Racionalismo Cristão, passando à História da Doutrina como Maria Cottas.

Em 23 de Novembro de 1925, Maria Thomazia deixava a condição humana, passando a viver na plenitude da sua elevada espiritualidade. Tendo sido ela uma figura feminina tão digna de admiração e reverência, a Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, perpetuou o seu ilustre nome na Sala Maria Thomazia, que em 12 de Outubro – Dia da Criança – comemora 5 anos de atividades voltadas para a infância, durante as Sessões Públicas na Casa Matriz.

Maria Thomazia
Fonte: Jornal A Razão - Outubro de 1995