Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Caminhe de fronte erguida - Por MARIA COTTAS

O Racionalismo Cristão é uma Doutrina que vem esclarecendo a humanidade para que ela saiba se defender.

Nós desejamos ver os homens caminhar de pé, altaneiros e pisando firmes neste mundo. É necessário lutar, para compreender o valor da vida, quer material quer espiritual.

Nada no mundo se poderá alcançar sem sacrifícios, sem sofrimentos, sem grandes preocupações.

Mas o que se observa no decorrer dos anos é muito triste, faz com que os espíritos bem formados sintam em si tristeza por ver a humanidade se degradando, desperdiçando tempo, saúde material e espiritual.

Como é triste ver criaturas preparadas, instruídas, senhoras e senhores dos seus pensamentos, sem dignidade e sem valor!

Onde está a sabedoria alcançada nos livros? De que adianta, portanto, a instrução?

Caminhe de fronte erguida -
Por MARIA COTTAS