Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Ser feminina sem ser vulgar - Por Maria Cottas

Estimadas amigas de todas as horas e momentos,

No próximo dia 8 de Março, no nosso calendário terreno, está marcado o Dia Internacional de MULHER. Porém, nós estudiosas desta sublime e majestosa Doutrina, o Racionalismo Cristão, temos consciência que, ser Mulher Racionalista Cristã, é sê-lo em todos os momentos de nossa vivência.

Com estas palavras simples, mas meu sentir o mais nobre que eu possa vibrar, gostaria de, com simplicidade Parabenizar e Confraternizar com Todas as MULHERES, por Todos os Dias e em especial este Dia Internacional de MULHER auspiciando as maiores Felicidades.

Com a dedicação que Todas nós diariamente homenageamos estas Grandes e Luminosas Estrelas, vamos uma vez mais, homenagear aqueles Grandes Vultos que encarnaram em corpo feminino, dentre as quais, as 3 MARIAS: MARIA THOMÁZIA, MARIA COTTAS, MARIA DE OLIVEIRA.

Meu singelo, sincero e profundo apreço, por TODAS as MULHERES.
Caloroso abraço, vossa sempre,
Fátima (vovó Fatinha)


Ser feminina sem ser vulgar - Por Maria Cottas


Em vida física, procurei orientar as mulheres com carinho, às vezes com certo rigor quando o assunto assim reclamava. Dava-lhes conselhos, para que se sentissem amparadas com minha solidariedade e encorajadas para enfrentar e resolver seus problemas.

Agora em campo astral. Tenho da vida terrena visão bem mais ampla. Continuo com a incumbência de levar minha palavra amiga às mulheres que estudam e praticam nossos princípios doutrinários, às que frequentam reuniões públicas nas casas racionalistas cristãs, às jovens, esposas, mães e avós. Recebem minha assistência espiritual de igual forma inúmeras mulheres que trabalham fora do lar para ajudar no orçamento doméstico e tantas outras que sustentam sozinhas os próprios filhos, em razão de contingências financeiras e de desacertos conjugais.

É minha obrigação maior orientar e incentivar as mulheres, para que, através do pensamento positivo, do raciocínio lúcido e da força de vontade em ação, se debrucem sobre os deveres inerentes que lhes cabe fazer nas várias etapas da vida. Para isso, devem estar sempre alerta aos atos que praticarem com moderação, respeito e amor aos familiares e aos semelhantes.

Com seu preparo profissional e sua intelectualidade, também cabe às mulheres a participação ativa em todos os setores da sociedade moderna. No desempenho do labor diário, devem usar a sensibilidade inata, para que sua influência seja bem aceita e a convivência torne-se agradável.

Por observar com atenção o gênero humano, afirmo que não basta à mulher ser virtuosa e honrada, ter caráter digno de respeito. A boa aparência faz parte da sua índole e traz alegria pessoal. Sendo assim, é importante que seja saudável e se apresente bem vestida, com o apuro adequado às suas posses e de acordo com os ambientes que frequente, inclusive no lar. E bonita, sempre.

A mulher tem obrigação de se cuidar, de ser feminina, de se enfeitar discretamente. Tudo que é atual pode ser aceito, desde que não descambe para a vulgaridade.

O Racionalismo Cristão afirma que o ser humano é aquilo que quer ser. Vivam as mulheres com acerto, esmerando-se na conduta e no aspeto, no benquerer ao próximo e aos familiares. Não cultivem vaidades nem preconceitos. Tenham bom senso, disciplina, amor à verdade e ao trabalho, para bem desempenhar seu papel dentro e fora do lar com inteligência. Agindo dessa forma, estarão aptas a serem operosas, boas esposas, mães diligentes, amigas de suas amigas.

Fonte: Clássicos do Racionalismo Cristão – Volume 3
Biblioteca digital do Racionalismo Cristão

Poderá gostar de conhecer: